¿A Fernanda Câncio é uma “figura pública”?

f-cancio-sangue-menstrual-webUm tribunal de Lisboa — dirigido pelo juiz Afonso Nunes — cedeu miseravelmente a sua dignidade e independência ao lóbi político radical de Esquerda, ao não reconhecer o estatuto de “figura pública” à ex-amante do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Uma criatura que foi amante do primeiro-ministro e que foi com este (várias vezes) passar férias no estrangeiro, não pode ser outra coisa senão uma figura pública.


Desde logo, convém ter uma noção de “figura pública”.

Uma “figura pública” é uma pessoa que adquiriu uma determinada posição social em função de uma notória visibilidade e influência social que lhe é concedida pela população em geral e pelas elites em particular.


Esperamos que o jornalista José António Saraiva recorra de uma sentença pusilânime, cobarde, ilógica e politicamente enviesada, que o condenou penalmente por dizer a verdade.

No ordenamento jurídico da Common Law (não só nos Estados Unidos, mas também), uma qualquer figura pública só ganha uma demanda judicial — alegadamente por difamação ou por devassa da vida privada — se a informação publicada for falsa.

Como é auto-evidente, a cidadã Fernanda Câncio, ex-amante do primeiro-ministro José Sócrates, é uma figura pública (embora, em minha opinião, pelas piores razões).

Porém, o juiz Afonso Nunes acobardou-se e enfeudou a sua dignidade pessoal a uma certa Esquerda radical que os portugueses já estão cansados de aturar. Por isso, esperamos que o jornalista José António Saraiva recorra (para a instância superior) de uma sentença pusilânime, cobarde, ilógica e politicamente enviesada, que o condenou penalmente por dizer a verdade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s