Porque é que, noutros países da Europa, os descobrimentos portugueses não são tidos como importantes?

quora1-web

Um indivíduo, de seu nome António Pedro Moniz, deu a seguinte resposta:

«Conto aqui três pequenas histórias.

Uma história é na Expo Sevilha 1992, a feira antes da Expo 98. Sempre que se falava em descobertas Portuguesas falava-se em “povos Ibéricos”, quando se falava em descobertas espanholas lá se falava dos espanhóis.

Outra foi com um chileno que estava de visita a Portugal. Quando o levei ao Padrão dos Descobrimentos ficou perplexo ao ver os descobrimentos e as datas. Passados uns bons 5 minutos virou-se para mim e disse “mas na escola ensinam que foram os espanhóis a descobrir tudo”.

Por último, quando estava a ver uma série da BBC “A história do Mundo”, como reconheço a BBC com programas de alta qualidade, esperava pela altura dos descobrimentos. Quando chegou a essa altura falou simplesmente no Colombo e dizia que era um mentiroso, pois disse que tinha visto terra antes de um outro marinheiro, ficando com o soldo prometido a quem visse primeiro terra. Não se falou da caravela, do estudo dos ventos, da passagem do cabo das tormentas (cabo da Boa Esperança), dos caminhos descobertos , da ligação à Ásia, de descobertas de novas terras, de nada… como de repente o Mundo ficasse todo ligado por magia. Fiquei tão irritado que fiz uma página no Facebook chamada “Portugal, the best country in the World”, já com mais de 12 mil membros, espalhados por todo o Mundo. Engraçado é, a seguir aos portugueses, o maior número de membros são de Timor e Goa, o que mostra o que deixámos de bem por essas terras.

Realmente se não formos nós (Portugueses e povos irmãos como Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Guiné, Goa, Damão e Diu, Timor e todos os povos que comungam a mesma história), não vão ser os Ingleses e muito menos os Espanhóis que vão falar dos nossos feitos. O que nos vale são os inúmeros estudiosos que, cada vez mais, falam das nossas descobertas e como fazíamos as coisas de “maneira diferente”. Éramos em 1500 menos de 1 milhão, tínhamos um vasto império que ia desde o Japão ao Brasil. Ou promovíamos a mistura dos portugueses com os nativos, ou nunca conseguiríamos proteger todo este império. Existem várias manifestações de perplexidade e mesmo de inveja dos Ingleses e Espanhóis em relação aos feitos portugueses, assim como a sua fantástica diplomacia portuguesa, que ainda hoje existe. No prefácio do livro “O Império Marítimo Português — 1415-1825” de CRBoxer, um historiador inglês, considerado uma das pessoas que conhecia melhor este império, dizia não perceber como é que “um país com 1 milhão de habitantes tinha conseguido fazer o que fez”, o prefácio é de tal maneira ofensivo contra Portugal que quase perdi a vontade de ler o livro. Li o livro já por três vezes, e vê-se bem a admiração que este inglês tinha por Portugal, pelos seus feitos e pela sua organização única, como são exemplo as Misericórdias.

Em relação à Holanda foi para lá que fugiram os nossos Judeus Portugueses (que tanto nos ajudaram) expulsos ou perseguidos por Portugal ou pela inquisição, por imposição dos Reis Católicos. Mais tarde, se houve uma primeira Guerra Mundial, foi entre a Holanda e Portugal, depois de Portugal se livrar do jugo dos espanhóis. Combatemos na Ásia, África e América para reaver parte das nossas possessões. Conseguimos expulsar os Holandeses do Brasil e África, mas perdemos praças importantes na Ásia, como Malaca. Ainda hoje o assunto está mal resolvido entre os dois povos.

Portugal é muito pequeno, é um “espinho” para muitos povos Europeus como Espanha e Inglaterra. Cabe a cada um de nós lusófonos contar e dar força à nossa grande história. Atenção que não estou a dizer que a História de Portugal é perfeita mas, para mim, é a mais bonita do Mundo.»

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s